Instituto T.R.I

 
O programa T.R.I Preventivo foi desenvolvido à partir de um protocolo clínico criado pelos psicólogos Renato Caminha e Marina Caminha após mais de uma década de trabalho na docência e na clínica infantil, dentro dos moldes científicos e acadêmicos, tendo por base as neurociências, a biologia das emoções e os princípios das psicoterapias cognitivas. Os resultados de investigação científica do protocolo clínico mostraram eficácia após as sessões de regulação emocional, fazendo com que os autores desenvolvessem a versão preventiva do programa TRI-P (preventivo), sendo que esta modalidade se destina a população universal e não possui intenções de tratamento clínico de crianças com patologias específicas.

O programa fortalece o indivíduo, dando-lhe ferramentas para responder de forma eficaz aos desafios pessoais e profissionais. Mostrou-se deveras eficaz e ganhou repercussão no Brasil, América Latina, América Central, Estados Unidos, Austrália, Espanha e Portugal.

O diferencial do TRI-P é o seu modelo de regulação e proficiência emocional que objetiva o incremento de uma importante função mediadora das relações sociais saudáveis, da saúde mental e de reciprocidade: a Empatia.
 
O programa está devidamente fundamentado na educação socioemocional que é uma importante e crescente tendência da educação moderna. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece programas de prevenção e promoção da saúde mental desde 2002. O Programa TRI Preventivo atende à crescente tendência da educação moderna que difunde princípios de empatia, respeito, tolerância, capacidade de aprendizagerm e regulação emocional visando relações sociais saudáveis e tolerantes. São diretrizes essas que atendem à Lei do Bullying e estão em conformidade com a normatização do MEC.

Acreditamos no desenvolvimento das competências e habilidades socioemocionais – Educação Socioemocional, como caminho para o sucesso e promoção do bem estar pessoal e social.
 
Através de nossos produtos atendemos às crianças entre 5 e 6 anos de idade (TRI-P Educação Infantil), crianças e adolescentes entre 8 e 11 anos de idade (TRI-P Ensinos Funadamental), Professores e Equipe Psicopedagógica (Treinamentos de Professores) e Pais (Escola para pais) de forma a ensinar, instruir, capacitar e difundir os princípios, comportamentos e posturas educaticas socioemocionais. Visite cada modalidade aqui no site e adquira mais informações.

Missão

 
Trabalhar para um mundo mais cooperativo.

Visão

Difundir Educação Socioemocional a fim de fomentar princípios de empatia, respeito, tolerância, capacidade de aprendizagem e regulação emocional visando relações sociais mais tolerantes e harmônicas na busca de um desenvolvimento saudável; educar o coração é o caminho essencial para buscarmos por uma sociedade mais empática, com mais compaixão e cooperação.

Princípios

Ética – honrar os compromissos contratados.
Pessoas – contribuir para com suas evoluções.
Empatia – fomentar essa função fundamental para uma sociedade protegida, segura e mais tolerante.
Humildade – respeitar para ser respeitado.
Sociedade – difundir a tolerância, a compaixão e o respeito ao próximo.
Relacionamento – fortalecer vínculos com licenciados, parceiros, clientes e fornecedores.

Criadores do Tri




Renato Maiato Caminha

Psicólogo. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS Brasil. Terapeuta Cognitivo Certificado pela FBTC. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área de Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais da Infância e Adolescência. Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros.

Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Transtorno de Estresse pós traumático.

Professor convidado do Mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona.

Autor e Co-autor de diversas obras referência na área das Terapias Cognitivas.

Diretor de Ensino do InTCC/RS (www.intcc.com.br).

Coordenador do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC.

Membro fundador e presidente da Federação  Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC, www.fbtc.com.br), biênio 2005-2007. Atual membro da Diretoria da Sociedade Latino-Americana de Terapias Cognitivas (ALAPCO).

Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional (www.institutotri.com.br).

Diretor do ETCC – European Center for Cognitive Behavioral Therapies (www.etcc.pt).

Marina Gusmão Caminha

Psicóloga. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Unisinos-RS Brasil e pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Docente na área de TCC em mais de dez estados brasileiros.

Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância.

Autora e Co-autora de diversas obras referência na área das Terapias Cognitivas.

Diretora Administrativa do InTCC/RS.

Coordenadora do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais e do curso de especialização em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na Infância e Adolescência do InTCC. 

Diretora do Instituto TRI de Educação Socioemocional.

Diretora do ETCC – European Center for Cognitive Behavioral Therapies